Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



ONLINE
1





Partilhe este Site...



Gestão de Processos Organizacionais

Gestão de Processos Organizacionais

Toda a empresa funciona como um conjunto de processos de trabalho. A definição e o mapeamento destes processos permitem um planejamento adequado das atividades, a definição de responsabilidades e o uso dos recursos disponíveis. Esses conceitos tratados de forma apropriada estão sendo utilizados na prática pelas organizações reconhecidamente bem sucedidas.



Dessa forma os processos fazem parte da gestão organizacional e atualmente estão em evidência pela chamada gestão por processos. Desde que foi incluso como um dos fundamentos da ISO 9001/2000, o assunto ficou em evidência e passou a ter importância. Os auditores passaram a realizar auditorias por processo. As empresas passaram a mapear os processos, a identificar as entradas, saídas, como recursos da empresa que ultrapassa as questões das áreas (departamentais).

A questão que fica qual a forma de abordagem que efetivamente agrega valor à gestão organizacional. Será que a definição e o mapeamento dos processos de fato contribuem para a administração das empresas? Será que esta questão tem efeito real na melhoria nos resultados organizacionais finais?

O mapeamento dos processos é um trabalho complexo, pois os processos são dinâmicos e às vezes, desorganizados em diversas de suas etapas. Pode haver falhas e desconexões as quais configuram oportunidades de melhoria. E dessas oportunidades é que surgem as soluções com os principais benefícios da gestão por processos

Mapear, portanto, os processos é um exercício de reflexão multidisciplinar cujo objetivo é retratar fielmente, através de representação gráfica e documental, como ocorrem as atividades, quais são os seus pontos fortes ou fracos, onde estão as falhas, como ocorrem os fluxos de informações (em meio eletrônico e físico), quais são as responsabilidades, e, principalmente, quais são as entregas efetivas que constituem os produtos e /ou serviços para os clientes internos e externos.

A gestão dos processos assim definidos e mapeados se torna na principal ferramenta de gerenciamento e melhoria interna. Uma vez bem feito, as deficiências operacionais e a oportunidades de melhoria ficam evidentes permitindo ações de ajustes que se refletem nos resultados da empresa.

Outra questão relevante para a definição e mapeamento de processos é a necessidade dos sistemas informatizados (ERP e outros) que devem ser aderentes a esses processos, pois caso contrário deve haver mudanças nos sistemas ou nos processos a fim de que os sistemas possam funcionar na empresa. Essa compatibilidade é chamada de aderência entre sistema e processos. Quando ela não é respeitada ocorre o caso clássico de que o sistema não atende as necessidades da empresa (não funciona).

A consultoria em Mapeamento e Gestão por Processos visa apresentar e e implantar as questões de gestão em processos e as formas para mapeamento dos processos a fim de gerar maior valor à sua empresa, além de trazer oportunidades de melhoria e inovação nos negócios e na estrutura empresarial.